O devocional de hoje é baseado na passagem de 1 Reis 17
O ribeiro de Querite
Elias, logo após declarar a Acabe que não choveria pelos próximos anos, exceto mediante a sua palavra, recebeu do Senhor uma direção para se esconder perto do ribeiro de Querite. Ali, o Senhor ordenou que os corvos o sustentassem.
Provisão sobrenatural de Deus
Os corvos traziam pão e carne, e Elias bebia da água do ribeiro. Porém, por causa da falta de chuva, o ribeiro secou, e Elias precisou sair dali. Então, ele recebeu uma nova direção do Senhor para ir até Sarepta, pois ali Deus já havia ordenado que uma viúva o sustentasse.
Seguindo uma nova direção
Elias seguiu a instrução do Senhor e foi, pois a provisão que antes o Senhor havia provido já havia cessado. Porém, ao chegar lá, ele não encontrou nada pronto; pelo contrário, a viúva estava em situação de escassez e tinha apenas um punhado de farinha em uma panela e um pouco de azeite em uma botija. Ela lhe disse que faria um bolo para si e para o filho; comeriam e depois morreriam, pois não tinham mais recursos.
Confiar independente do cenário
Porém, Elias, diante disso, não questionou a Deus o motivo de tê-lo enviado ali, pois aquela mulher não tinha os recursos necessários nem para a própria casa. Mas ele creu na palavra do Senhor e disse à mulher: “Não temas; vai e faze conforme a tua palavra. Contudo, faze primeiro para mim um pequeno bolo e traze-mo aqui fora; depois, farás para ti e para teu filho.”
“Porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: a farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra.
E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeram ela, ele e a sua casa por muitos dias.” (1 Reis 17:13-14)

Aprendendo com a Palavra (Aplicação)
Elias obedeceu à direção que Deus lhe deu. Quando o Senhor nos dá uma direção, devemos apenas confiar e seguir, mesmo que, ao chegarmos, não encontremos nada pronto, um cenário perfeito, como imaginamos. Ainda assim, devemos confiar na palavra que o Senhor liberou sobre a nossa vida, pois Ele proverá.
É Deus quem convence
Deus disse a Elias que já havia ordenado à viúva que o alimentasse. Quando ele lhe falou, ela deu ouvidos, mesmo diante da escassez foi e preparou o alimento para o profeta, pois quem a convenceu foi Deus.
Quando Deus nos manda ir, Ele mesmo é quem convencerá e trabalhará no coração dos outros a nosso favor.
E a provisão que Ele nos envia vai servir não somente para nós, mas também para os outros, para que o nome do Senhor seja glorificado.
Provisão sobrenatural
Quando Deus enviou Elias à casa da viúva em Sarepta, Ele não estava apenas cuidando do profeta, mas também da viúva. A obediência de Elias em seguir a direção de Deus e a fé da viúva em acolhê-lo trouxe sobre eles uma provisão sobrenatural durante aquele período de escassez.
Durante todo o tempo de seca e fome, o azeite e a farinha não faltaram. A Palavra do Senhor é que aquela provisão sobrenatural duraria até que voltasse a chover novamente.
Provisão para um determinado período
Assim como Elias bebeu do ribeiro até ele secar e após isso ele recebeu uma nova direção de Deus, aquela provisão também era por um período determinado. Isso nos ensina sobre ciclos que se encerram.
Às vezes, Deus abre portas para nós que são apenas para determinados períodos; passado esse tempo, Ele nos dará uma nova direção, aquele ciclo vai encerrar e comecarão outros. E aí temos que ter a fé de Elias que não ficou apegado ao ribeiro, murmurando contra o Senhor por ter encerrado aquela provisão, mas simplesmente ouviu a voz de Deus e seguiu a nova instrução.
Descansando no cuidado do Senhor
Quando uma porta se fecha — aqui falando especificamente de trabalho — temos medo de como será lá na frente, pois aquela era nossa fonte de renda. Mas, quando nos movemos por obediência, podemos descansar no cuidado do Senhor.
Por isso, você que está lendo esta mensagem, antes de tomar qualquer decisão, busque primeiro a direção de Deus. Não se mova pela sua própria vontade. E, se porventura, Deus pediu algo que está te causando medo de agir, mas você tem plena certeza de que é direção d’Ele, siga, confie — o Senhor cuida de quem vive em obediência.
Nossa confiança deve está firmada no Senhor e não na provisão.
Assim como Deus cuidou de Elias e da casa daquela mulher, ele cuida também de nós. E quando não temos mais recursos Ele envia a provisão sobrenatural, mas a nossa confiança deve está sempre firmada n’Ele e não na provisão. O centro da nossa vida tem que ser o Senhor e não aquilo que Ele pode fazer, devemos buscar primeiro o reino pois as demais coisas Ele acrescenta, Ele conhece nossas necessidades e cuida de nós nos mínimos detalhes.
Você que leu até aqui e foi abençoado por esta palavra, deixe seu comentário e compartilhe conosco seu testemunho, que certamente edificará outras vidas.
Que o Senhor te abençoe!
