Como viver o cumprimento das promessas de Deus na sua vida

Não se esqueça das promessas no meio das provações

Devocional no livro de 1 Reis 11:37 e 1 Reis 12:26

No devocional de hoje vamos aprender o que precisamos para viver as promessas de Deus nas nossas vidas. Comportamentos que nos impulsionam e os que nos impedem de viver a totalidade das promessas.

Leia até o final e seja edificado.

A promessa de Deus a Jeroboão

Jeroboão era um homem forte e valente. Vendo Salomão que esse jovem era laborioso, colocou-o sobre todo o encargo da casa de José (1 Reis 11:28). Deus escolheu esse homem e lhe fez uma promessa por meio de seu servo, o profeta Aías, dizendo:

“E te tomarei, e reinarás sobre tudo o que desejar a tua alma; e serás rei sobre Israel.
E há de ser que, se ouvires tudo o que eu te mandar, e andares pelos meus caminhos, e fizeres o que é reto aos meus olhos, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa firme, como edifiquei a Davi, e te darei Israel.”(1 Reis 11:37)

Quando Salomão soube disso, procurou matar Jeroboão, que fugiu para o Egito e permaneceu lá até a morte de Salomão.

O reinado de Roboão filho de salomão

Após a morte do rei Salomão, Roboão, seu filho se tornou o novo rei, e o povo foi até ele pedir que aliviasse o “jugo pesado” — a carga de trabalho e os impostos — que seu pai havia colocado sobre eles. Porém, Roboão rejeitou o conselho dos mais velhos e seguiu o conselho de seus amigos mais jovens, que o incentivaram a ser ainda mais severo e a aumentar as cargas do povo.

Sua resposta arrogante, resultou na revolta imediata das dez tribos do norte de Israel, que o rejeitaram como rei. Ficando ele somente com duas tribos (porque o Senhor por amor a Davi prometeu que ele sempre teria um descendente que reinaria). E as outras dez tribos ficaram sob o reinado de Jeroboão (servo de Salomão).

Jeroboão retorna do Egito
Após a morte de Salomão, Jeroboão retornou e, vendo o povo que Roboão não lhes deu ouvidos, decidiram então fazer de Jeroboão rei sobre as dez tribos de Israel, cumprindo assim a palavra do Senhor acerca da divisão do reino e a promessa que fez a Jeroboão.

Jeroboão, agora rei sobre a maioria das tribos, viu-se diante de um cenário que o levou a temer.

E disse Jeroboão no seu coração:
Se este povo subir para fazer sacrifícios na casa do Senhor, em Jerusalém, (onde ficava o templo e onde o rei Roboão reinava) o coração deste povo se tornará ao seu senhor, a Roboão, rei de Judá; e me matarão, e tornarão a Roboão, rei de Judá.” (1 Reis 12:26-27)

Esquecendo da promessa no meio da provação

Jeroboão tinha de Deus uma promessa, de que se ele guardasse os mandamentos do Senhor Deus seria com a casa dele como foi com a casa de Davi, mas, diante da dificuldade que encontrou, esqueceu-se dela. Se esqueceu que foi Deus que havia levantado ele como rei, e teve medo do povo voltar-se para Roboão e destituí-lo do cargo que o Senhor o havia colocado.

Jeroboão pecou contra o Senhor

Por causa disso ele não apenas pecou terrivelmente contra o Senhor, como também levou todo o Israel a pecar de tal maneira que, mesmo após sua morte, o povo continuava nos mesmos pecados. Em várias passagens encontramos a expressão: “porque seguiu os pecados de Jeroboão, filho de Nebate, que fez pecar a Israel.”

A transgressão de Jeroboão

Ele fez dois bezerros de ouro e disse: “Vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito.”
E este feito se tornou em pecado, pois o povo ia até Dã para adorar o bezerro.
Também fez casas nos altos e constituiu sacerdotes dos mais baixos do povo, que não eram dos filhos de Levi.(1 Reis 12:28-31)

Aprendendo com a Palavra (Aplicação)

Assim como Jeroboão, nós também temos a tendência de nos esquecermos do que Deus nos prometeu lá no início.
Quando recebemos as promessas, elas não se cumprem de imediato e, até o tempo do cumprimento, encontramos dificuldades pelo caminho. Muitas vezes, o cenário é completamente contrário ao que Deus nos prometeu.

Quem promete tem Poder para cumprir

Às vezes, nos vemos sem recursos, sem capacitação e sem condições de alcançar o que Deus nos prometeu. Mas não podemos nos esquecer de que, quando o Senhor nos faz uma promessa, não é confiando no que temos, e sim no poder d’Ele. A nós cabe confiar no Senhor, manter um posicionamento de fé diante das promessas e viver uma vida de retidão que O agrade.

Foi o Senhor quem prometeu levantar Jeroboão como rei, mas, diante daquela situação, ele teve medo do povo e se esqueceu da promessa e de quem a havia feito.

Comportamentos que nos impedem de viver o cumprimento das promessas.

  • Quando colocamos a mão e fazemos as coisas do nosso “jeitinho”, porque achamos que não tem outro jeito para a promessa se cumprir — assim como fez Sara.
  • Quando achamos que a promessa está demorando e quebramos princípios para conseguir o que queremos — assim como fez Saul.
  • Quando olhamos para o cenário nos deixamos levar pelo medo e tomamos decisões contrárias aos mandamentos do Senhor — assim como fez Jeroboão.

Encontramos na Bíblia vários outros exemplos de pessoas que tiveram consequências por causa da desobediência. Em contrapartida encontramos também outros que obedeceram ao Senhor e foram abençoados.

A obediência é a chave

Davi foi obediente ao Senhor; mesmo quando pecou, voltou-se ao Senhor em arrependimento. Deus lhe fez uma promessa de que edificaria a sua casa, que nunca faltaria a Davi quem se assentasse sobre o trono, e essa promessa culminou em Cristo, que nasceu da descendência de Davi.

Jesus nosso maior exemplo de obediência

E Jesus acima de todos é o nosso maior exemplo de obediência …”Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.” (João .6:38) e …”Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.”(João 4:34)

Ele veio a esta terra em carne, sentiu fome, sede, chorou e sentiu dor, assim como eu e você também sentimos. Sofreu por nós, padeceu pelos nosso pecados, morreu mas ao terceiro dia ressucitou e vive e reina para sempre.

Em Filipenses 2:8 está escrito: “…sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo nome.”

Jeroboão perdeu as bençãos

Jeroboão tinha uma promessa condicionada: (“E há de ser que, se ouvires tudo o que eu te mandar…”) (“…te edificarei uma casa firme, como edifiquei a Davi.”) Mas Jeroboão não teve sua descendência firmada, pois, assim que assumiu o trono, desobedeceu aos mandamentos do Senhor.

Comportamentos que nos impulsionam para viver a totalidade das promessas.

  • Olhar para Jesus, autor e consumador da nossa fé (Hebreus 12:2). Nosso exemplo de obediência ao Pai.
  • Escolher a Deus como Senhor como fez Rute, que teve sua história mudada de tal maneira que entrou para a linhagem genealógica de Cristo (Rute 1:16)
  • Ter um coração voltado para o Senhor como o rei Davi, que embora tenha pecado, se voltou para Deus com arrependimento sincero e suplicou pela misericórdia(Salmos 51)
  • Diante das dificuldades, precisamos trazer à memória o que nos dá esperança (Lamentações 3:21,26).
  • Alimentar a nossa fé por meio da Palavra (Romanos 10:17)

A Bíblia é o nosso manual e nela encontramos tudo o que precisamos para viver uma vida que agrada ao senhor.

Aprendemos com a Palavra a viver uma vida de oração, jejum, renúncia e santificação. Assim, estaremos sensíveis para ouvir a voz do Senhor, que nos direciona em cada passo.


Seja naqueles momentos em que devemos somente esperar em oração (nunca abaixando a guarda, e usando as armas espirituais que o Senhor nos deu)

Ou nos momentos em que precisamos agir e dar passos de fé em direção ao que o Senhor nos prometeu.

Nossa maior promessa

Essa conduta nos prepara não apenas para receber o que Ele tem para nós neste presente século,
e cumprir os propósitos d’Ele através das nossas vidas, mas, acima de tudo, está nos preparando para a maior de todas as promessas: morar com Ele na glória eternamente.

(Mateus 24:13; Apocalipse 21:7)
“Quem vencer herdará todas as coisas, e Eu serei seu Deus, e ele será Meu filho.”

Que o Senhor te abençoe, te fortaleça e te direcione em cada passo dessa caminhada.

Deixe um comentário